quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Como posso resistir à tentação?


Dois jovens oferecendo um cigarro a outro

Como posso resistir à tentação?

O que você pode fazer

Primeiro, reconheça que você é responsável por suas ações, não importa o que seus amigos façam.
Segundo, identifique o tipo de pressão que você acha mais difícil de suportar.
Depois, pergunte-se: ‘Onde é mais provável que eu sofra esse tipo de pressão?’ (Na escola? No trabalho? Em outro lugar?) Identificar o lugar em que você costuma ser pressionado pode até mesmo ajudá-lo a evitar por completo situações de risco.
Agora, você está pronto para agir. Sua prioridade é descobrir como diminuir ou eliminar a possibilidade de se deparar com uma situação em que seja pressionado. (Exemplo: se depois das aulas você geralmente passa por colegas que o pressionam a fumar com eles, talvez possa mudar seu trajeto para evitar encontrá-los.) Fato: “Amigos” que o pressionam a fazer coisas erradas não são amigos de verdade.
Um jovem sendo forçado a puxar uma carga pesada
Quando cede a uma tentação, você se torna escravo de seus desejos
É claro que nem sempre é possível evitar a pressão. Mais cedo ou mais tarde, você poderá se confrontar com uma tentação muito forte — talvez quando menos esperar. O que fazer?
O segredo é estar preparado!
Pense no seguinte: Jesus sabia qual era sua posição em assuntos de moral. Ele estava decidido a obedecer a seu Pai em todas as ocasiões. (João 8:28, 29) Assim, a chave é saber com antecedência qual é a sua posição.
Exercício. Veja se consegue pensar em dois motivos para resistir à pressão com que você mais se confronta. Depois, pense em duas coisas que poderia fazer para resistir a essa pressão.
Por que permitir que outros o controlem? Seja maduro e faça o que você sabe que é certo. (Colossenses 3:5) E sempre faça oraçãopedindo ajuda para continuar a agir assim. — Mateus 6:13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário